domingo, 16 de maio de 2010

Ilegalidades emperram o crescimento econômico do "país da corrupção"


A baixa produtividade da economia brasileira é a principal diferença entre as melhores economias do mundo. A produtividade média do brasileiro equivale a apenas 18% comparada a americana, isso traduz que: brasileiro deve trabalhar 5 vezes mais que o americano e ainda sim perde-se muito tempo, atrasa a economia e gera diversos contra-tempos que empaca o sistema econômico.

Produtividade nada mais é que a capacidade de geração de riqueza, e nisso o Brasil não se assemelha nem de longe ao futebol “jogado em campo” – que está entre os melhores do mundo. No setor de agropecuária o país tem apenas 5% de produtividade comparada ao do americano – olha que o Brasil é considerado pioneiro em diversos ramos do agronegócio.

A cada ano o Brasil deixa de ganhar algo equivalente ao PIB da Austrália, cerca de 318 bilhões de dólares – 40% do PIB nacional -, única e exclusivamente por causa da sonegação de impostos e obrigações trabalhistas, práticas à margem da lei, contrabando e desrespeito as normas sanitárias. Se houvesse mais eficiência no combate a estas práticas, certamente o país estaria vivendo uma fase de ouro, em bem mais preparado para as divergências que as crises econômicas causam nos setores da economia. O país seria mais rico se combatesse a ilegalidade.

> 85% dos pequenos negócios não arrecadam todos os tributos

> 61% dos computadores vendidos têm comercialização com algum tipo de ilegalidade

> 60% dos trabalhadores não têm registro de carteira

Não há caminho para o desenvolvimento que não passe pela redução drástica da ilegalidade.

Acorda Brasil! Antes que seja tarde para nossa geração.

* os dados estatísticos acima citados são do período entre 2005 e 2007

Nenhum comentário: