domingo, 14 de junho de 2009

Educação continuada e o sucesso profissional



O conhecimento, a tecnologia e as exigências são continuas e velozes, e a evolução no conhecimento é primordial para o sucesso. Nos dias atuais as informações são tão rápidas que os conhecimentos de hoje sofrem alterações no amanhã. O ensino superior não é mais um atestado de "competência". A atualização exige que as instituições educacionais criem oprtunidades para que os alunos desenvolvam aptidões e habilidades a fim de evoluirem na carreria. Além do mais é necessário se manter competitivo no ambiente profissional para que o seu trabalho seja valorizado.
Existem infinidades de cursos - presencial e online -, revistas, publicações, congressos, seminários etc, que contribuem com pessoas que desejam se manter atualizadas. Os cursos abertos tendem a não agradar a todos, entretanto, cursos fechados tem mais chancede satisfazer as necessidades dos prarticipantes. A dimensão territorial doBrasil representa um grande desafio para a educação continuada em vários setores.
O grande desafio do Brasil, das instituições educacionais, dos profissionais e alunos é conseguri a continuidade, com qualidade, dos conhecimentos que gere satisfação na vida de cada um. A grandeza das dificuldades representa a necessidade imediata de mobilização de todos os setores que movimenta a economia do país, seja privado ou público. A única forma de gerar mão de obra qualificada é oferecer e atualizar os conhecimentos - em prol da geração de riquezas -, e esse é o papel da Educação. No entanto sem que uma oprtunidade de trablho seja oferecida, dificilmente o trabalhador permanecerá produtivo. O emprego é uma laboratório para o aprendizado. Nem todas as classes sociais têm nivelamento igualitário nas oprtunidades, seja na escola ou na profissão. De fato quem têm maior poder aquisitivo tem mais chances de ter uma educação continuada. Então se vê a seleção natural das classes sociais. Quem tem um bom emprego se mantem com os estudos, já quem não tem, além de ser descriminado, dificilmente terá grande ambições na vida.

Nenhum comentário: