sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A "panela" não tem craques!

Parei para pensar um pouco sobre o futebol brasileiro, de um modo geral, depois de ler uma matéria que dizia que a Rede Globo está desabando no ibope, em termos de audiência dos jogos do campeonato brasileiro de 2008 . Será reflexo das vendas prematuras dos craques, que não gera tanto interesse do público ou será uma desorganização dos principais clubes que não conseguem administrar suas estruturas?

Geralmente, não há planejamento a médio e longo prazos nos clubes brasileiros, não fazem muitos esforços para conquistar e manter seus clientes fiéis (torcedores) ativo nos estádios e em frente a TV.

Creio que em longo prazo, se o futebol jogado e assistido não for reformulado, reinventado e redefinido, criando mais interatividade com público – a internet seria uma opção, onde usuário pudesse escolher o jogo a ser assistido, será decadente os resultados para a cultura futebolística do país.

A fase é tão ruim que a seleção brasileira de futebol tem que se reinventar com os mesmos craques da atualidade, alguns jogadores convocados para as eliminatórias são reservas onde jogam em seus clube. Inclusive a falta de efetividade da CBF favorece o baixo desempenho - pode isso???

Onde estão os "muleques" bom de bola? E as categorias de base dos clubes, porque vendem(Europa e Ásia) seus craques antes de torná-los profissionais? Nós torcedores ficamos a mercê do futebolzinho michurica de quartas e domingos.

O reflexo do baixo ibope atinge os telespectadores que preferem fazer algo um pouco mais útil, já que o time do seu coração não está jogando um futebol digno de ser assistido por 90 minutos. Os campeonatos europeus estão mais disputados e a liga americana, importando tantos craques, logo ganhará sua vez nas emissoras brasileiras.

Está na hora do monopólio da rede Globo desabar para poder enxergar a realidade da reinvenção - assim como suas novelas que empobrece a cultura da população. E também os clubes brasileiros que devem manter a paixão nacional em pleno vapor. Está na hora de fazer algo, está na hora de mudar, reinventar.

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