sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Memória Fotográfica: é necessário evitar a perda.


Uma recente pesquisa do PROVAR/FIA revela que o produto preferido do brasileiro está relacionado com a informática, representando 13,8% da preferência. A categoria "Cine e Foto" - TVs e câmeras fotográficas digitais -, representa 12,6%. 

Sendo assim, é possível perceber, de forma visível e concreta, que é uma tendência que a maioria dos brasileiros seja "virtual" velozmente, assim como a tecnologia da informática, que a cada 3 ou 6 meses apresenta novos produtos, alguns inovadores, outros meramente copiadores.

 Ao ler a matéria da pesquisa, estranhei o fato de tantas vendas de câmeras digitais não gerar o mesmo crescimento significativo na conversão de impressões, especificamente, nas tradicionais lojas de revelação. O que costumo ouvir é que o famoso "filme 35mm" caiu drasticamente e o digital cresce muito abaixo das expectativas, comprado ao crescente número de vendas das câmeras.

 Será falta de marketing, ou o brasileiro foi educado a ver suas fotos somente na tela do computador?

Se entendermos que fotografia é memória (de fato é) há um grande risco, de boa parte dos brasileiros com inúmeras fotos em Hds e CDs, perderem suas "memórias fotográficas", pois é comum da tecnologia problemas em software e hardware que pode levar a perda total dos arquivos, seja por danificação do meio físico ou mesmo uma formatação dos meios de armazenagem.

 Então, cuidado! Não deixe de revelar/imprimir as fotos, seja em loja, internet ou mesmo em casa. Vamos dar uma mãozinha na preservação da "memória fotográfica".

Nenhum comentário: