sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Aspect Ratio" da Imagem Digital



A maior feira de fotografia do mundo está ocorrendo em Colônia - Alemanha, de 23 a 28/09/2008. Ao ler uma reportagem, confesso que fiquei entusiasmado com uma definição de segmento das empresas Sony, Canon e Nikon. Me parece que todas elas apostam nos full frames - que significa e muito para os laboratório de revelação/impressão de fotos. Isso porque tem aspect ratio (algo como "relação de aspecto") proporcional ao filme 35mm. Tem equivalência 24x36mm (3:2). 
Enfim, tais empresas apostam em algo bastante relevante para o mercado como um todo, pois o fator desproporcional dos atuais sensores (4:3), comparado aos formatos padrões de impressão no mercado, como o famoso "10x15cm", é prejudicial no quisito "perda de imagem", Em minha opinião quem mais terá vantagens, a médio prazo, são as empresas de revelação online, pois não haverá dificuldades na comunicação dos tamanhos disponíveis e também tenderá a abandonar os tamanhos chamados  "digitais" 10x13,5 e 15x11cm. Estes formatos são incompatíveis com a maioria dos porta-retratos e albinhos que são fornecidos ao segmento fotográfico. A indústria dos minilabs, como Fuji e Noristu, certamente irão agradecer. Os fornecedores de acessórios também ficarão gratos por este deifniçãono setor.

Agora é só aguardar a comercialização em massas das câmeras para que os laboratórios fotográficos voltem a satisfazer seus clientes que tanto reclamam das "fotos cortadas".


Nenhum comentário: