quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Café no gosto popular...



O consumo per capita de café torrado no Brasil quebrou recorde registrado há 45 anos. Em 2010, o consumo foi de 4,81kg por habitante, volume que supera os 4,72kg registrados em 1965 pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC).
O consumo em 2010 equivale a quase 81 litros de café por pessoa por ano. O aumento foi de 3,5% sobre 2009. Mesmo com a alta, o brasileiro ainda consome um quilo por ano a menos que o alemão (5,86kg por habitante), mas supera os índices da Itália e França, grandes consumidores de café.
Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos - Finlândia, Noruega, Dinamarca - com um volume próximo dos 13 kg por pessoa/ano.
De acordo com Almir José da Silva Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), superar a marca histórica do consumo per capita era algo perseguido pelas indústrias de café como \"símbolo da melhoria da qualidade oferecida aos consumidores e como resultado das importantes iniciativas da nossa entidade, entre as quais sempre se destacou o Selo de Pureza, lançado em 1989\".

Nenhum comentário: