domingo, 24 de outubro de 2010

Resultado da compressão do arquivo JPG após ser aberto e salvo por 600 vezes

O arquivo JPG tem um segredo em sua estrutura que poucos sabem, mas é um "sábio" arquivo que economiza e muito o espaço em disco (economia de memória digital). Amém do mais na maioria dos casos é um arquivo leve que torna o processo de copiar e salvar bem mais ágil. Entretanto aqui compente lembrar que a cada utilização, ou seja, a cada abertura e necessidade de re-salvar o sistema refaz a leitura de compressão e elimina dados que anteriormente não haviam sido eliminados, resultado em perda de qualidade em comparação ao original.

Tecnicamente: a sigla JPG (ou JPEG), significa Joint Photographic Experts  Group, com pronuncia em inglês "jay-peg" e português "jota-peg". O arquivo dispõe de um modo de compressão que na geração da compactação perde se proporcionalmente a qualidade de acordo com nível. Todo editor de imagens dispõe de um controle de níveis, que vai de 0 a 12, quanto maior o número, significa o menor impacto na compressão. Por exemplo: se abrir, editar e salvar o mesmo arquivo em nível 10, o resultado será de 2 pontos na perda total de dados.

Referência: um arquivo JPG com 1800x1200 pixels é equivalente a 6MB quando "aberto" no computador ou outro visualizador, já "fechado" varia entre 150kb e 2,5MB, dependendo do nível de compactação.

No vídeo, veja rapidamente como era e como ficou um arquivo com extensão .JPG que após 600 "salvamentos".

Generation Loss from hadto on Vimeo.


A perda na qualidade é visível percebida.

Nenhum comentário: