terça-feira, 24 de agosto de 2010

UPP: será a vez da Rocinha?

Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro em população, de localização belissíma que se alastra rapidamente pelas encostas, se comparar fotos atuais com as de uns 3 anos atrás, vê-se claramente o crescimento desordenado. Se não bastasse isso, o bom projeto do governo Cabral, dirigido pelo ótimo gestor, Beltrame, a Rocinha não figurava na lista de prioridades de implantação de uma UPP (Unidade de Policia Pacificadora). Quer dizer: não figurava até sábado passado, pois depois de uma desorganização do crime chamado "organizado" numa ação sem qualquer planejamento, aliás bando retorno de uma festa altamente armados, numa rua de acesso a comunidade, a também polícia do Rio, sem preparo e contingente aborda e troca tiros com bandidos em plena luz do dia, num dos principais bairros da cidade. O resultado das duas "desorganizações" não poderia dar em outro final: invasão de local privado, hotel de luxo, vítimas reféns da violência e morte de uma pessoa, com dez presos como fruto de uma operação não programada. 
Questão: se há possibilidade de prender 10 bandidos perigossímos numa ação simplesmente "modesta" e ainda sem programação, porquê não realizar uma ação bem planejada e invadir a comunidade e libertar o povo da mão do tráfico e deixar o Estado fazer a sua parte, ainda que de forma precária?
Há maiores motivos para justificar? Acredito que não. Agora é aguardar posição da chefia da polícia e planejar implantação de uma UPP, pra ontem.


Meus prognósticos: até dezembro 2010 uma UPP será instalada.


Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.


Curiosidades:
A Rocinha destaca-se por ser uma das maiores favela do país, contando com cerca de 56 mil habitantes. Com o intuito de regular o seu crescimento desordenado, a prefeitura da cidade implantou em 2001 um projecto urbanístico, designado Eco-limites, que delimitou a zona onde é permitida a construção com estacas de ferro unidas por cabos. Atualmente a Rocinha continua com forte crescimento devido ao forte influxo de migrantes de outros estados, tradicionalmente das Regiões Nordeste e Norte do Brasil mas cada vez mais do interior do estado um exemplo desses estados é o Ceará .

Atualmente conta com um grande aparato comercial instalado na própria favela, como redes de Fast-food, Lan Houses, bancos e empresas que levam os turistas para um tour pela favela.

A favela, que atualmente possui status de bairro, está localizada entre os bairros da Gávea e São Conrado que fica perto do shopping , dois dos bairros com IPTU mais alto do Rio de Janeiro. A proximidade entre as residências de classe alta desses dois bairros com a Rocinha cria um profundo contraste urbano na paisagem da região.

Vale destacar o Largo do Boiadeiro, feira dominical com produtos Nordestinos na beira do asfalto e a bem sucedida ação do banco popular que empresta dinheiro de ONGs em baixas quantias (até mil reais) a pequenos comerciantes e ambulantes, com uma baixíssima taxa de inadimplência.

A comunidade também conta com 4 linhas de ônibus, cooperativas de vans, serviços de moto-táxi, um posto de saúde, uma agência dos correios, duas agencias bancárias, serviços de internet, TV a cabo, rádios comunitárias, uma casa de show, três escolas públicas e várias creches comunitárias.

Nenhum comentário: