domingo, 29 de agosto de 2010

Entre um sucesso e outro; fracassos na vida de Eike Batista


O bilionário brasileiro, nasceu em Governadores Valadares, em Minas Gerais no ano de 1956. Aos 12 anos mudou-se para Genebra, na Suíça. Também morou em Düsseldorf, Alemanha, e Bruxelas, na Bélgica. Eike Batista cursou Engenharia Metalúrgica na Universidade de Aachen, Alemanha, durante 3 anos. Fala 5 idiomas - português, alemão, inglês, francês e espanhol. Nos anos 80 voltou ao Brasil para mudar sua vida visando criação de seu reino cheios de sucessos empresariais, no entanto, até 2004 trabalhou da seguinte forma:
Aos 24 anos associou-se a um garimpeiro em Mato Grosso; aos 25 já possuía um patrimônio de 6 milhões de dólares. De mina em mina atraiu investimentos, como a da empresa canadense Treasure Valley, da qual mais tarde passou a ser acionista, com 11%, e também presidente.
Aos 27 anos montou a primeira lavra de ouro mecanizada na Amazônia; a partir de 2000 passou a focar os negócios em necessidades do país, tais como infra-estrutura e recursos naturais.

Entre 2004 e 2008 criou, estruturou e abriu capital das empresas abaixo, levantando U$ 7,1 bilhões.

MMX (mineração)
MPX (energia e exploração de carvão)
OGX (petróleo), e
LLX (logística)

O empresário também acumulou fracassos da ordem de U$ 160 milhões:

- JPX, fárbica de Jipes construída na cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas, encerrou operações em 2002.
- EBX Express, empresa de entregas expressas, que acabou subestimando o poder de reação dos Correios, principalmente no seguimento de e-commerce, que começava alavancar no Brasil.
- Clarity Cosméticos numa alavancou em seus resultados e foi vendida a um grupo portugues.
- Eike tenou representar a cerveja canadense Blue Labat, mas teve prejuízos de 10 milhões (U$)
- Gastou mais de U$ 100 milhões numa mina canadense que seria base de estudos geológicos, que deu errado. O pior erro de sua trajetória empresarial.

Outras empresas do grupo Eike:

AMX (recursos hídricos)
BFX (álcool e celulose)
MD.X Day Hospital (hospital)
Mr LAM (restaurante chinês)
Pink Fleet (barco de passeio na Baia de Guanabara)

Curiosidade:
Porquê normalmente as empresas de Eike levam na sigla a letra "X".
Segundo ele é que o "X" representa multiplicação e acelera a criação de riqueza.

Talvez a característica mais marcante em Eike é o fato de assumuir constantemente fortes riscos empresariais, o que o torna bem diferente de seus pai - que teve outros 6 filhos e foi Ministro das Minas e Energia do governo João Goulart, e presidente da empresa Vale do Rio Doce, então estatal, no período da ditadura militar. Outra característica marcante é que costuma beneficiar muito bem financeiramente os executivos dos grupo e valorizar seus funcionários.

Nenhum comentário: