quarta-feira, 18 de agosto de 2010

E-commerce: decisões importantes para geração de receita



A implantação da plataforma de comércio eletrônico passa por 4 decisões. A proposta está estruturada de forma a organizar a escolha da melhor alternativa tecnológica, e entender como adequar uma loja virtual às necessidades de seu negócio. Suas escolhas passam por definir quais fundamentos são necessários para garantir segurança, agilidade e flexibilidade na web, e onde estão as fronteiras entre o que é oferecido pelo mercado e até onde sua empresa pode caminhar por suas próprias pernas.
O conceito de cada um dos estágios é essencial para a sua decisão, todas as fases são ligadas entre si, e o passo final para a implantação de um e-Commerce só pode acontecer se os outros passos estiverem bem resolvidos.

·          1ª DECISÃO

QUAL O MELHOR MODELO DE TECNOLOGIA PARA E-COMMERCE
Essa talvez seja a mais importante delas, e trata de quais serviços de tecnologia sua empresa precisa para uma operação eficiente de comércio eletrônico, e quais as maneiras de se obter com eficiência este serviço.

·          2ª DECISÃO

QUAIS AS FUNCIONALIDADES CHAVES PARA O NEGÓCIO
O varejo tem suas regras básicas! Porém cada vertical exige suas peculiaridades, e cada empresa lida com elas de maneira particular. O segundo passo é escolher as funcionalidades vitais de sua loja virtual.

·          3ª DECISÃO

A ESCOLHA DA EMPRESA: QUAL O PRESENTE
E FUTURO DA PROVEDORA DA SOLUÇÃO.
Que tipo de parceiro sua empresa está buscando? Como é a estrutura? Qual a visão de futuro da parceria? Em qual a evolução tecnológica o futuro de sua plataforma está baseado?

·          4ª DECISÃO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A sigla que resume o comércio eletrônico é ROI. Toda estratégia online é baseada em resultado, e o planejamento é fundamental para equalizar despesas, investimentos e lucratividade. A pergunta a ser feita é sempre medida a longo prazo.
Uma loja virtual possui diversos processos chave, alguns podem ser internalizados, outros trazem ganhos ao serem terceirizados. Porém a medida varia de empresa a empresa, e vários fatores são fundamentais nessa decisão.
Assim como qualquer outro canal de vendas, o e-Commerce tem suas peculiaridades, seus controles e investimentos. O primeiro passo sempre é o entendimento, para que o planejamento seja executado. Uma loja virtual pode ser dividida em alguns grandes blocos:
TECNOLOGIA
LOGÍSTICA
COMERCIAL
MARKETING
ATENDIMENTO
CRÉDITO
desenvolvimento
estoque
definição de mix
campanhas
sac
análise de crédito
manuntenção
armazenagem
negociação
WEB
televendas
recuperação
evolução
picking & packing
promoções
mídia
retaguarda
conciliação
governança
transportadoras
cadastro
webdesign
hosting
tracking de pedidos
métricas
tunning
RMA
imagens
monitoramento
gestão de risco



O sucesso do comércio eletrônico é o resultado da sinergia entre todas as áreas. Algumas empresas apresentam todas as competências necessárias, outras se restringem a algumas operações. Efetivamente, a grande maioria do mercado varejista foca seus esforços em manter excelência em suas competências de origem: COMPRA e VENDA de mercadorias.
O grande desafio de uma loja virtual, é suplantar todas as estratégias comerciais em uma plataforma tecnológica, afinal é um canal de vendas pela Internet. Assim como uma loja convencional, existem todas as garantias de disponibilidade, de que os vendedores estejam treinados, os produtos disponíveis, a expedição libere os pedidos rapidamente, as vitrines estejam sempre atualizadas, as promoções toquem o consumidor, e o gerente esteja de olho na concorrência.
Tecnologia, realmente, representa todo o 'sistema circulatório' do e-Commerce. Se a loja ficar 1 hora parada os prejuízos são enormes, as vendas param de acontecer, o consumidor tem uma péssima percepção da marca e todo o processo fica comprometido. Além disso, uma loja virtual não é um canal estanque, existem inúmeras integrações entre legados e terceiros. Desde uma simples consulta de estoque, que deve ter suas regras de atualização e consolidação até a integração com meios de pagamentos, operadores logísticos e sistemas de call center.

Um comentário:

Bruno Beghelli disse...

Olá,

Trabalho em uma empresa que presta o serviço de criar loja virtual. Acredito que a escolha do sistema da loja virtual seja realmente importante, mas para um negócio que está começando e tem pouco capital para investir, a direção dos recursos financeiros deve ser mais voltada para etapas como o planejamento do negócio e o marketing online.

Hoje existem muitas opções open source no mercado para sisteams de loja virtual, que atendem perfeitamente um empreendimento pequeno, que está começando. A utilização destes sistemas e a sua customização visual ficam muito mais em conta do que realizar um sistema do zero, além de garantir que a loja vai realmente funcionar (sem bugs, sem fase de testes, etc).

Com esta economia, o empreendedor pode investir em áreas mais cruciais para começar a ter um retorno do seu investimento e aí sim, se a loja estiver vendendo bem e ele sentir a necessidade de customizar ainda mais o seu sistema, ele poderá investir com mais certeza de retorno.

Abraços.