domingo, 5 de abril de 2009

O filme "Quem quer ser um milionário?"


O filme "Quem quer ser um milionário?" realmente foi merecedor de tudo e mais um pouco do que se falava dele. Fui de forma atrasada vê-lo, mas valeu a pena assistir tal arte. Expôs a deficiência e a forma indigna de vivência do povo indiano, cujo país não gosta de expor suas fragilidades - afinal quem gosta? - isso ocorreu de forma generalizada, já que o filme gerou repercussão mundo à fora.
O filme prende à atenção desde o inicio, onde a busca pela resposta da primeira pergunta, na abertura, fica relutante: do que você precisa para encontrar o amor verdadeiro?
- Dinheiro
- Sorte
- Malandragem
- Destino
O filme mostra que nem dinheiro, nem sorte, e muito menos malandragem são fatores que levam ao encontro do verdadeiro amor. Uma seqüência extraordinária de respostas corretas as perguntas mais variáveis, uma após a outra.
Mais difícil do que acertar é justificar como se acertou. Ai o filme tem a sua originalidade, inovação e criatividade apurada.
Talvez a soma de dinheiro, sorte e malandragem leve ao significado de DESTINO. Mas cada um tem seu ponto de vista a cerca do real significado.
Se não acredita nele - destino -, então não deixe de ver o grande ganhador do Oscar de 2009 e responda a você mesmo se o destino pode ser ou não modificado em virtude das circunstâncias.
Bom filme!!!

Ficha Técnica
Título Original: Slumdog Millionaire
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra): 2008
Site Oficial: www.quemquerserummilionario.com.br
Estúdio: Celador Films / Film4
Distribuição: Fox Searchlight Pictures / Europa Filmes
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup
Produção: Christian Colson
Música: A.R. Rahman
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Desenho de Produção: Mark Digby
Figurino: Suttirat Anne Larlarb
Edição: Chris Dickens

Premiações
- Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya").

Curiosidades
- Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos. Além disto os produtores se responsabilizaram pela contratação de um motorista que os levará ao colégio todos os dias até que cheguem à mesma idade.
- Cerca de 20% dos diálogos do filme são em hindi.
- O ator que autografa a foto para Jamal ainda criança é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?".
- A poça de fezes exibida no filme foi feita a partir de um combinado de manteiga de amendoim com chocolate.
- A trilha sonora foi composta por A.R. Rahman em apenas 20 dias.
- A Mercedes-Benz pediu que sua logomarca fosse retirada dos carros que são vistos nas cenas em favelas no filme, por acreditar que sua presença prejudicaria a imagem da empresa.
- Boa parte do elenco aparece em uma cena musical, ao estilo dos filmes de Bollywood, ao término do filme.
- O orçamento de Quem Quer Ser um Milionário? foi de US$ 15 milhões.

Nenhum comentário: