sexta-feira, 20 de março de 2009

Fusão "Foto/Gráfico": tendências do varejo fotográfico



As fabricantes de minilabs Fujifilm e Noritsu, ambas responsável pelo maior número de equipamentos instalados no Brasil, certamente vivem momentos de angústia e ansiedade. Isso porque o mercado fotográfico tende a fundir com o gráfico (fusão dos mercados gráfico com fotográfico), pois cada vez mais outras empresas, como a HP, por exemplo, já fabricam equipamentos de ótima qualidade de impressão e o resultado não é papel fotográfico; pode ser desde um papel couchê até adesivos. Se a impressão for uma foto/imagem, a qualidade, o resultado final, é formidável. É indiscutível a gama de produtos com aplicação no chamando "fotoproduto" que o equipamento pode fazer.
Esta diversificação é o que justamente falta à maioria das lojas de fotografia do Brasil. Muitos empresários ainda não acordaram nem para aquisição de um minilab digital, imagina se tendem a investir num equipamento que muitos nem sabem o que é e o que respresenta.
Diversificar não é oferecer um retoque digital em uma foto, revelar ampliações, dar um albinho ou vender um porta-retrato. Vai muito além disso. Tudo é uma questão de tendência e de ponto de vista, e os empresários, como administradores devem olhar sempre à frente, vislumbrar as oportunidades e tentar evitar determinadas variáveis negativas. Buscar novos mercados, ser competitivo e diversificar os produtos é a única solução para se manter vivo. Ser inovador não é tarefa fácil. Não fique imaginando que investir em P&D (pesquisa e desenvolvimento) vai levar uma loja ao crescimento rápido, até porque é necessário ter estrutura para absorver e para se manter num mercado tão dinâmico. Vejo que muitos ainda oferecem os preços baixíssimos como forma de diferencial. Isso é pura miopia; falta de perspectiva, motivação em tocar os negócios, que aliás, normalmente é familiar.
Impressões - em vez de revelação - é algo tão promissor que Fujifilm e Noritsu já estão investindo em equipamento Inkjet, que logo estarão nas lojas brasileiras. Desta forma se concretizará a tendência Loja de Fotografia / Birô de Impressão / Gráfica, nos próximos anos.

Os nomes de equipamentos de impressão abaixo são estranhos pra você?
- Kônica-Minolta C350
- Xerox IGen3
- HP Indigo 5500
- Kodak NExpress M700
- Dry Minilab 400
- Noritsu D701
Se a respota for SIM: cuidado; pode estar perdendo oportunidades.

Perguntas para reflexão:
- Haverá mercado para todos ou para poucos?
- Em 20 anos será hábito ir até uma loja revelar fotos ou será mais fácil pedir pela internet?
- Fuji e Noristu estarão vivas para competir; ou será uma só empresa?
- E a Kodak; ressurgirá das cinzas?
- Em que patamar está os equipamentos Inkjet?
- Cadê o filme fotográfico? Lembra dele?

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