domingo, 14 de setembro de 2008

"Os de origem humilde também podem fazer a diferença."


E por que não??? 

Um desses é hoje o mais popular do país. Muitas pessoas falam mal dele, outros nem tanto e outros tantos o admiram como uma celebridade. Este é nada mais, nada menos do que Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, o presidente do Brasil e há mais de 6 anos no cargo de "controlador do país". 



Breve perfil:

Nasceu em 1945, no dia 27 de outubro.

Tem o ensino fundamental completo.

É de origem de uma humilde família de agricultores, da cidade de Guaranhuns.

Aos doze anos foi obrigado a se mudar para São Paulo depois do abandono do pai. Morou com a mãe no fundo de um bar.

Trabalhou numa tinturaria e depois ainda exerceu a função de engraxate e office-boy.

Mais tarde formou-se Torneiro Mecânico em um curso do Senai.

Sua primeira experiência profissional relevante foi numa metalúrgica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Isso em 1964, ano em que perdeu um dos dedos da mão esquerda num acidente de trabalho (alguns dizem outra coisa). A partir daí construiu uma trajetória vertiginosa no Sindicato dos Metalúrgicos.

Em março de 1979 foi líder de uma greve envolvendo mais de 100 mil metalúrgicos que gerou paralisação de produção no ABC. Daí pensou em criar um partido com base nos trabalhadores. Então foi um pulo pra fundar o PT (Partido dos Trabalhadores - famoso "pt"). Em 1980 uma outra greve o levou a prisão. Em 1982 oficialmente disputou o governo de SãoPaulo. Dois anos mais tarde participou das "Diretas-já" , mas acabou derrotado. Então em 1986 foi eleito - e muitos não sabem disso - a deputado constituinte mais bem votado do país. Em 89, depois do regime militar, tentou se eleger presidente do país mais foi derrotado pelo Collor. Depois disso perdeu ainda duas tentativas de ser eleito, em 1994 e 1998, sendo derrotado pelo antigo aliados nos anos de sindicalismo, Fernando Henrique Cardoso (FHC). Então em 2002, no dia em que completará 57 anos de vida, foi eleito Presidente do Brasil com 53 milhões de votos. 

Passou por momentos delicados, todavia resiste até hoje por uma boa administração econômica do país, o que o torna um presidente que até então fez toda a diferença - mesmos que muitos não concordem com isso. Se o país vive um bom momento é natural que ele seja lembrando como o responsável, ainda que a sua equipe seja o fator decisivo para bom desempenho dos resultados.

É sabido que ainda se deve fazer muita coisa, principalmente nas áreas da educação e saúde. Embora não reste muito tempo no poder máximo do país, ele pode ser considerado "o de origem humilde" que fez toda a diferença.  

Nenhum comentário: