sábado, 1 de setembro de 2012

Alguns estilos de liderança


Quando você desenvolve suas habilidades de líder, se confrontará rapidamente com questões práticas, e então se encontrará diante da seguinte pergunta. Que estilo de liderança funcionará melhor para mim e para minha empresa? Agora, para responder a ela, é melhor entender que existem muitos estilos para escolher e, como parte de seu desenvolvimento de líder, deverá considerar a possibilidade de desenvolver tantos estilos de liderança quanto te for possível.

O estilo liberal de liderança
Este estilo tende a minimizar a quantidade de trabalho necessária à gestão do pessoal, minimizando a importância do talento criativo. Funciona muito bem se tens funcionários que se reportam diretamente a você, altamente treinados e motivados, e tentas ensinar a pensar, ao invés de dar instruções

O estilo autocrático de liderança
Este estilo tem seus defensores, mas está em decadência em muitos países. Algumas pessoas dizem que este estilo é funcional com a visão atual, onde o CEO "o rei", que tem muito em comum com os senhores feudais da Europa Medieval. 

O estilo participativo de liderança
É difícil ordenar a uma pessoa e demandar que seja criativa, que trabalhe em equipe, que resolva problemas complexos e que melhore seu rendimento. Este estilo apresenta um feliz equilíbrio entre controlar e não estar ocupado, e tender a ser visto na empresa que para prosperar é preciso ser inovador.

O estilo situacional de liderança
Aproximadamente, no ano de 1950, os teóricos da administração da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigam, publicaram uma série de estudos que determinam se os líderes devem ser orientados mais sobre a resolução de problemas complexos ou sobre o trato com as pessoas. A importância da investigação não pode ser subestimada, já que os líderes tendem a apresentar um estilo de liderança dominante, um estilo que utilizarão em uma ampla variedade de situações.

O estilo transacional de liderança
Esta abordagem enfatiza realizar coisas sem a tutela do status quo, quase em oposição aos objetivos da liderança transformacional. Geralmente é visto como o estilo de liderança em que a pessoa trabalha sem regras, e como tal, é comumente visto em grandes e burocráticas organizações.

O estilo visionário de liderança
Este estilo baseia-se principalmente em como deve um líder definir o futuro de seus seguidores e de como os guiará para o futuro.  É um exemplo claro de como transmitir aos outros as nossas próprias lições de criatividade.


Um comentário:

Jeferson disse...

Obrigado por colocar a fonte.

Abraços.