domingo, 31 de outubro de 2010

Curiosidades da cidade de Turvolândia




Cidade
Turvolândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 4.542 habitantes. A cidade de Turvolândia era conhecida como Retiro do Sapucaí, pois originou-se de um povoado. Entre seus pontos turísticos estão: cachoeiras, o rio Sapucaí, a praça da cidade, os bares ao redor da praça, a ponte Pênsil Afonso Pena na divisa com o município de São Gonçalo do Sapucaí e a Festa do Rosário, que normalmente acontece no mês de agosto.

Esporte
A cidade tem tradição no futebol amador, no passado a população acompanhava com maior frequência. Atualmente, 2010, existem 3 times formados por "Veteranos", "Molecada" e "Campo". Muito comum as dispostas amistosas e campeonatos regionais. Existem também os times dos bairros do município, os mais tradicionais são: Borges, Pires e Fábrica (atualmente tem outro nome, mas me esqueci). Infelizmente não tem incentivo ao futebol feminino, e não postarei nenhum comentário. 
Existem duas quadras polidesportivas, atualmente precárias. O estádio de futebol também não é muito bem cuidado, mas o estado do gramado é bom para prática do esporte preferido.

Economia
Seu desenvolvimento é em grande parte agrícola e comércio local. Há também a cooperativa do sul de minas CASM (Cotia) que gera muitos empregos para a população e que atraem muitos imigrantes, principalmente do Norte de Minas. Existem também duas fábricas de roupas que dão oportunidades principalmente a mulheres. Os homens vivem basicamente do trabalho na lavoura e retiros de leite. Demais oportunidades são no comércio da cidade, tais como farmácias, padarias, minimercados, pizzarias, bares, lanchonetes, postos de combustível, etc. A concentração de riquezas é grande, a maior parte das terras do município estão  centralizadas nas mãos de poucos fazendeiros. O produto café movimenta financeiramente boa parte dos recursos. Os serviços de transporte como microônibus e vans também são opções na cidade, que conta com uma linha de companhia de ônibus que transporta passageiros para as cidades de Silvianópolis e Pouso Alegre.






Nenhum comentário: