quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aquecimento do Planeta: há solução, desde que haja experimentação.


Ciência é experimentação, tecnologia é viável na solução e idéias devem ser amadurecidas. Em dezembro acontecerá a 15ª Conferência das Partes sobre o clima, na Dinamarca. O intuito é traçar estratégias para redução de emissão de CO². Acredita-se que até 2050 a temperatura se eleve em 4ºC. Alguns cientistas já opinarão e dão idéias para algumas soluções. Abaixo citarei 5 delas que são bem relevantes e viáveis, claro que num primeiro momento parece loucura, mas só realizando os testes reais é que se poderá ter as conclusões definitivas.

- Adeptos a bioengenharia defendem o plantio de espécies agrícolas capazes de refletir os raios do sol.
- Clarear a arquitetura moderna é uma das soluções para aumentar a capacidade que a Terra tem de refletir a radiação. Vale pintar prédios e estradas de branco e usar materiais nonoestruturados nas construções.
- Lançar balões de dióxido de enxofre na estratosfera, que formaria ácido de sulfúrico quando oxidar. As partículas desceriam para a troposfera e se espalhariam nas nuvens. Citando um exemplo: em 1991, a erupção do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, expeliu 20 milhões de toneladas da substância citada acima, esfriando a Terra em meio grau.
- Criar um guarda-sol gigante utilizando milhoões de espaçonaves reflexivas de 1 metro de diâmetro que bloquearia cerca de 1,8% dos raios solares. As espaçonaves ficariam entre a Terra e o Sol, no ponto chamado de Lagrange, onde as forças centrípeta e gravitacional permitem a posição constante de objetos. Juntas, pesariam 20 milhões de toneladas.
- Fabricação de nuvens nos céus da Antártica e do Polo Norte. Usaria-se embarcações não tripuladas para pulverizar a água do mar, formando se as nuvens, com cerca de 10 litros por segundo.

Claro que envolve trilhões de dólares na viabilização, mas se é necessário para ajudar a Terra, que se use os recursos que ela própria dá a humanidade.

Nenhum comentário: