domingo, 25 de outubro de 2009

Distrito 9: uma ficção real



No sábado dia 24/10, fui ao cinema ver o filme Distrito 9. Confesso que fiquei impressionado com o que vi. São quase duas horas de filme, mas que você nem sente o tempo passar. Ele tem o poder de prender a atenção - claro que nem todos podem concordar com isso, mas na minha opinião é nota 10. Digo nota 10 não pelo que o filme retrata com toda a ficção, mas pelo que fica subentendido com relação ao submundo africano, onde pessoas vivem de forma subhumanas, pobreza total em Soweto, na África do Sul - palco da Copa de 2010; aliás abro parênteses aqui "a Alemanha irá usar uma colete à prova de balas nos jogos do ano que vem". Voltando ao filme, o que se pode subentender com a ficção é que os africanos estão esquecidos e são tratados como seres extraterrestres. Também há gangues que ajudam a colaborar com miséria, maltratando seu próprio povo. (...)
Não farei comentários sobre cenas do filme, desafio você a ver e tirar as próprias conclusões. Não poderia deixar de dizer que o filme teve direção do sul-africano Neill Blomkamp o que torna ainda mais real a ficção.

2 comentários:

Iara disse...

Oi Ed!
Também gostei muito de Distrito 9. Boa história, bons personagens, muita ação, e ainda faz você pensar... Não é perfeito, mas fazia tempo que eu não ficava tão empolgada no cinema.

Iara disse...

Faltou dizer que essa estátua na entrada do tal Distrito 9 é a coisa mais irônica do filme :-)