domingo, 27 de setembro de 2009

Origem dos nomes de alguns serviços da web


Em grande parte, serviços e empresas da web tem nomes esquisitos, mas isso é proposital, para que os internautas não os esqueçam. Mas a pergunta que normalmente nos fazemos é de onde esses nomes surgem. Então, veja a seguir alguns deles.

Bing – a proposta do novo buscador da Microsoft é fornecer informações para os internautas tomarem suas decisões. Assim, Steve Ballmer, diretor-executivo da empresa, solicitou um nome curto e de fácil pronúncia em qualquer língua. Agora o propósito de Ballmer é tornar a palavra Bing em um verbo para pesquisas, assim como aconteceu com Google.

Ning – uma das fundadoras da ferramenta para redes sociais, Gina Bianchini, explica que o significado da palavra “Ning” em mandarim (idioma chinês) é “paz”.

Orkut – Esse nome já é bem conhecido entre usuários de redes sociais. Ele surgiu através do primeiro nome do engenheiro do Google, que criou o serviço, Orkut Buyukkokten.

Yahoo! – esse nome foi escolhido pelos fundadores da empresa por causa do seu significado “rude, sem sofisticação, grosseiro”.

Vimeo – o site de compartilhamento de vídeos e upload obteve seu nome através de um anagrama da palavra movie.

Flickr – os fundadores do site de compartilhamento de fotos não conseguiram registrar o domínio Flicker.com - Flicker em português significa centelha, que por sua vez é faísca, clarão rápido, inspiração. Como gostavam muito da palavra, resolveram registrar Flickr sem a letra “e”.

Um comentário:

Iara disse...

Curioso isso da Microsoft criar o nome já esperando que ele vire verbo. Será que dá certo forçar a barra assim?