quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jim Collins: tão respeitado americano no mundo dos negócios



Jim Collins, o maior pensador do mundo dos negócios da atualidade. É um americano muito respeitado também autor dos clássicos livros FEITAS PARA DURAR e EMPRESAS FEITAS PARA VENCER. Suas palestras são disputadas por grandes empresas e chega a custar 100 mil dólares.
Segundo Collins as empresas perdem matêm o foco quando passam por crises, coisa que não acontece quando estão vivendo períodos de prosperidade.
No mais recente livro dele aborda algumas questões pertinentes - Os CINCO estágios do declínio:
1) Excesso de confiança originado pelo sucesso:
Empresas bem-sucedidas correm o risco de se tornarem arrogantes demais. O primeiro passo ao fracasso é justamente acreditar que o sucesso do passado é garantia de um futuro igualmente brilhante.
2) Busca indisciplinada pelo crescimento:
Companhias cegas pelo próprio sucesso buscam crescer a qualquer custo - muitas vezes deixando de lado justamente os fundamentos que as levaram ao topo.
3) Negação do risco:
Quando os sinais de que alguma coisa não vai bem, logo procura culpar o mercado em vez de procuar o porquê de tais problemas.
4) Corrida pela salvação:
Busca repentida de um execitivo "salvador" ou fusão com outra empresa quando as coisas começam a declinar.
5) Irrelevância ou morte:
O quarto estágio já aponta a falência de uma empresa. A liderança abandona as estratégias de recurperação por achar que não há mais solução. Caso recente: GM.

Duas frases dele antes de encerrar:
"Uma empresa pode estar doente antes de aparentar fraqueza".
"Grandes líderes são estranhamente compulsivos, neuróticos, compulsivos, paranóicos e intensos" - se seu chefe for assim ele é um grande líder.

Nenhum comentário: