terça-feira, 11 de novembro de 2008

Operado de Minilab: mágico em busca de competência.

Operado de Minilab: mágico em busca de competência.

 Quem trabalha em laboratório fotográfico e é responsável pelas revelações/impressões das fotos é comumente conhecido como Operador de Minilab. Operador porque opera a máquina que por sua vez é conhecida como Minilab (onde se revelam as fotos).

Tal profissão vem se transformando ao longo desta década (2000 – 2008), pois na década de 90, até final dela, revelar fotos era algo mágico, pois de um rolinho de filme podia-se transformar momentos em algo material (fotos). Então neste processo o Operador de Minilab poderia ser chamado de “mágico das fotos”, ainda mais quando o processo era manual. Já nas máquinas havia-se necessidade de ter pleno conhecimento de Teoria de Luz e Cor para gerar cópias com qualidade, tudo por causa da inversão. Via-se na tela da máquina de uma cor, mas as aplicações de correções eram de forma inversa. Pois bem, o mundo tecnológico se transformou e a evolução tomou conta dos laboratórios fotográficos com a entrada dos Minilab Digitais. Só que digital é sinônimo de informática e aqui mora o “x” da questão. Muitos operadores não evoluíram da mesma maneira, nem no tempo nem no conhecimento, e por isso muitos perderam espaço no mercado de trabalho, ou no mínimo tiveram que correr para pequenos centros urbanos, onde ainda se vê muitos rolinhos de filmes em lojas de fotografia ou mesmo procurar outro trabalho. 

A necessidade de evolução do perfil do operador se faz necessário em virtude de vários aspectos: concorrência no mercado de trabalho, conhecimento de informática a nível médio, adaptação aos novos processos, etapas e fluxos de produção, capacidade gerencial e administrativas, liderança. Um bom profissional tem de reunir um pouco de cada aspecto, visando sempre o crescimento profissional - que vai muito além de um bom salário. Reconhecimento e uma relação ética e transparente complementam a satisfação. Ser igual a muitos é fácil, basta copiar as idéias ou se apossar delas; difícil é ser diferente, ter opiniões próprias, ser questionador, e buscar soluções que enriquessa o ambiente de trabalho. Apresentar soluções é assumir responsabilidades, que gera boas oportunidades de crescimento.

De mágica a competência é a única forma de explicar o sucesso desta profissão. Sorte de quem começou na “carreira” com os aparatos tecnológicos digitais que continuará ditando a regra de competitividade do mercado carente de bons profissionais. Dele vem o sucesso nos resultados de qualidade de um laboratório, mas trás consigo muitas responsabilidade e necessidade de atualizações constantes para gerar da matéria prima o que empresários esperam: fotos com qualidade, lucros, reconhecimento e fidelidade de seus clientes. 

Alguns fabricantes de Minilab:

Fujifilm

Noritsu

Kis

Colorfinco

Nenhum comentário: