domingo, 14 de março de 2010

Valor Agregado, em Macroeconomia.

"O Total do valor final ou agredado da economia é"...

Ao estudar umas questões de Macroeconomia resolvi compartilhar dados da solução e um dos exercícios de Macroeconomia, no que diz respeito a Valores Agregados.

Valor agregado é o reconhecimento do benefício alcançado pelo cliente versus o recurso empregado para realizar uma atividade ou ainda o incremento de facilidade para atender uma necessidade ou resolver um problema.

Figueiredo (1990) baseando-se em vários autores coloca que "...a situação de atribuir valor a produtos e serviços de informação é uma situação orientada pela necessidade." E acrescenta dizendo que "O valor da informação tem significado somente no contexto da sua utilidade para os usuários" (p. 124).

Observa-se no trabalho de Cianconi (1991) sobre administração dos recursos de informação, que agregar valor a serviços/produtos de informação consiste em integrar recursos tecnológicos e humanos afim de melhorar o ciclo da informação: geração, coleta, organização, armazenamento, disseminação e uso; trazendo agilidade e eficácia ao mesmo.

Wormark e Jones (1998), colocam que agregar valor a serviços/produtos, significa mapear e analisar seus processos, afim de identificar os que realmente são necessários à organização e aos clientes. Àqueles que não criam valor devem ser reavaliados ou eliminados. Consequentemente o ciclo da informação deve estar apoiada em um conjunto de atividades agregadoras de valor.

Portanto as organizações que tem por objetivo "trabalhar a informação" para o usuário (cliente externo) são uma combinação de recursos e atividades executadas por bibliotecários e/ou profissionais da informação (clientes internos). Estes participantes da cadeia de valor informacional percebem de forma diferenciada o valor agregado.

Nenhum comentário: